05
02

Deputados iniciam formação dos blocos para compor as comissões da AL

Por Assessoria

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), anunciou em Plenário que as sessões retornam no próximo dia 12. Durante esse período, ficou acertado que os parlamentares vão organizar seus respectivos gabinetes e definir os membros das comissões permanentes da AL.

 

“Esse tempo é importante para que todos tomem conhecimento de como são feitas as reuniões de comissões, os critérios estabelecidos pelo Regimento Interno, além de terminar a mudança para os respectivos gabinetes”, afirmou Botelho.

 

No comando da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), a disputa promete ser acirrada. Os deputados Wilson Santos (PSDB) e Xuxu Dal Molin (PSC) pretendem concorrer à presidência.

 

Outros parlamentares já lançaram seus nomes para disputar o comando dos trabalhos de outros grupos, como por exemplo, Elizeu Nascimento (DC) e Delegado Claudinei (PSL), que anunciaram intenção de concorrer à Comissão de Segurança Pública e Comunitária.

 

“São as minhas duas áreas de atuação. Estou deputado hoje por causa do trabalho desenvolvido para a população nestes setores ao longo dos anos”, afirmou o deputado Elizeu Nascimento.

 

O deputado Xuxu Dal Molin (PSC) pretende concorrer nas áreas de agropecuária, saúde e fiscalização orçamentária. “Estou conversando com os demais deputados e lancei meu nome para algumas delas (comissões) para depois o grupo definir quem será o presidente”, destacou ele.

 

A mesma opinião tem o deputado Ulysses Moraes (DC), que em primeiro plano quer tomar conhecimento das comissões para depois compor o bloco dos parlamentares que vão compor o quadro. “Não tenho preferência por nenhuma, apenas colocar meu nome no quadro da de Ética”, falou ele.

 

O deputado Ondanir Bortolini (PSD) – Nininho, na legislatura passada atuou em vários setores, mas neste novo mandato vai manter seu direcionamento para as áreas de agricultura, meio ambiente, revisão territorial e infraestrutura. “Pretendo presidir uma delas sim, mas até o momento não conversei com minha equipe sobre o assunto”, ressaltou o deputado.

 

Vale destacar que, regimentalmente, o secretário dos Serviços Legislativos (SSL), Gabriel Barros, lembrou que o primeiro-secretário da Mesa Diretora pode participar diretamente das comissões, porém o presidente não pode compor os quadros das 13 comissões permanentes.

 

“Nas comissões se apresentam e se estudam todos os dados, antecedentes, circunstâncias e conveniência de um projeto. Durante as reuniões de comissão se possibilita que todos os aspectos de um projeto sofram ampla discussão. É assegurada a liberdade para expressão das opiniões e formação do consenso entre os participantes ”, argumentou ele.

 

Vale destacar que de modo a organizar os trabalhos, a Consultoria Técnico-Jurídica é composta pelos Núcleos das Comissões – coordenados pelos Consultores Legislativos – que dão apoio às Comissões Parlamentares (permanentes e temporárias), estando assim distribuídas:

 

1 – Núcleo Comissão de Constituição, Justiça e Redação:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação – Permanente.

 

2 – Núcleo Econômico:

Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte – Permanente.

Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTAP) – Permanente.

Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária – Permanente.

 

3 – Núcleo Social:

Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso – Permanente.

Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto – Permanente.

Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social – Permanente.

Comissão de Segurança Pública e Comunitária – Permanente.

 

4 – Núcleo Ambiental de Desenvolvimento Econômico:

Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária – Permanente.

Comissão de Indústria, Comércio e Turismo – Permanente.

Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes – Permanente.

Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais – Permanente.

Comissão de Revisão Territorial, dos Municípios e das Cidades – Permanente.

Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Publicicade

Publicicade